segunda-feira, 13 de julho de 2015

O uso da Paródia nas aulas de Histórias

Cantar não é apenas espantar as magoas e por meio das músicas podemos adquirir e transmitir conhecimento. Esse conhecimento pode ser reproduzido com a introdução da música nas aulas de História, seja ela por meio das parodias ou Música Popular Brasileira. O mais importante é contextualizar o conteúdo que foi ministrado em sala de aula. 

Utilizamos o audio da Revisão de Revolução Industrial do professor Admilson Costa.

Revolução Industrial com a paródia da música Fui Fiel de Gustavo Lima.


Foi progresso foi
A vapor que foi, tinha carvão e o ferro
O homem foi capaz, evoluiu demais
O inglês pioneiro.

Trabalhei me esforcei
A indústria virou meu mundo
Me doei, me entreguei
Fui fiel, Ralei, ralei..

Hoje eu acordei já me veio um afazer
Trabalha pra valer, Trabalha pra valer
Lembrei que o bicho pega então vou te dizer 
Trabalha desde bebê!
Trabalha até morrer! 

Hoje eu acordei, já me veio um afazer
Trabalha pra valer, Trabalha pra valer
Lembrei que o bicho pega então vou te dizer 
Trabalha desde bebê!
Trabalha até morrer!

Foi progresso, foi (...) 
A vapor que foi, tinha carvão e o ferro
O homem foi capaz, evoluiu demais
O inglês pioneiro

Hoje eu acordei já me veio um afazer
Dessa vez foi a mulher, Trabalha pra valer
Lembrei que ganha menos então vou te dizer 
Trabalha até morrer!
Trabalha até morrer! 

Hoje eu acordei já me veio um afazer
Dessa vez foi a mulher, Trabalha pra valer
Lembrei que ganha menos então vou te dizer 
Trabalha até morrer!
Trabalha até morrer!

Atividade


1) Cite no mínimo 3 progressos surgidos com a Revolução Industrial em sua primeira fase.

2) De acordo com o que é citado na música Fui fiel, quais as matérias-prima que haviam em excesso na Inglaterra do século XVIII e qual a sua contribuição para que houvesse êxito como pioneira na Revolução Industrial.

3) Cite as características que influenciaram e consolidaram a Revolução Industrial.

4) Em que trecho da paródia insinua a quantidade de horas trabalhadas pelos operários ingleses?

5) Com suas palavras fale sobre o papel da mulher e da criança nessa fase.


6) Que outro trecho da paródia fala da inclusão da criança no trabalho infantil na Revolução Industrial?

Nenhum comentário:

Postar um comentário